Linha do Tempo

A Dunlop não apenas inventou o pneu, como também criou a rota dos pneus Dunlop pelo mundo. Rota que continua em linha reta até os dias de hoje, ao longo de mais de 120 anos de competições, conquistas e resultados pelos quatro cantos do planeta. De um hemisfério a outro, é assim que roda o nosso mundo. Arraste a barra abaixo e conheça as trajetórias mais importantes dessa história:

  • 1888

    John Boyd inventa o “pneu pneumático”.

    1888

    John Boyd inventa o “pneu pneumático”.

  • 1889

    Willie Hume vence quatro corridas de bicicleta, equipada com pneus Dunlop.

    1889

    Willie Hume vence quatro corridas de bicicleta, equipada com pneus Dunlop. Estas foram as primeiras conquistas em corridas da marca.

  • 1902

    A vitória em Paris-Viena

    1902

    A vitória em Paris-Viena dá à Dunlop o gosto pelas corridas, pelo sucesso nos desportos motorizados.

  • 1906

    Primeira vitória no Tourist Trophy (S.S. Rolls, Rolls Royce).

    1906

    Primeira vitória no Tourist Trophy (S.S. Rolls, Rolls Royce).

  • 1907

    Início da Isle of Man Trophy.

    1907

    Início da Isle of Man Trophy. Os pneus regulamentados de TT concentravam-se na economia de combustível (3,7 litros para rodar 144 km em uma máquina com um cilindro). Um dos maiores vencedores dessa prova é Joey Dunlop, com 26 vitórias em 78 participações.

  • 1922

    É criado o primeiro pneu da Dunlop com raios de metal e revestimento de lona

    1922

    É criado o primeiro pneu da Dunlop com raios de metal e revestimento de lona, capaz de alcançar até 300 km/h. Este pneu tinha uma vida útil três vezes superior aos pneus utilizados até então.

  • 1923

    A Dunlop celebra a primeira vitória

    1923

    A Dunlop celebra a primeira vitória em um Grande Prêmio, com Sunbean de Henry Segrave.

  • 1924

    Primeira vitória da Dunlop nas 24 horas.

    1924

    Primeira vitória da Dunlop nas 24 horas de Le Mans (John Duff/Frank Clement, Bentley)

  • 1927

    Malcolm Campbell bate recorde de velocidade com pneus Dunlop

    1927

    Malcolm Campbell bate recorde de velocidade com pneus Dunlop, chegando a 281,44 km/h, no País de Gales. Em seguida, Henry Segrave, em Daytona (EUA), fez 327,98 km/h.

  • 1930

    Quarta vitória consecutiva nas 24 horas

    1930

    Quarta vitória consecutiva nas 24 horas de Le Mans para Bentley e Dunlop.

  • 1931

    Malcolm Campbell eleva o recorde mundial de velocidade, com pneus Dunlop

    1931

    Malcolm Campbell eleva o recorde mundial de velocidade, com pneus Dunlop, para mais de 396 km/h no “Bluebird” (nome dado ao carro Darracq, utilizado na prova).

  • 1932

    Um Jaguar é o primeiro carro de corrida equipado com travões de disco Dunlop.

    1932

    Um Jaguar é o primeiro carro de corrida equipado com travões de disco Dunlop. Diante disso, todos os Jaguars de tipo C e D (modelos de competição) são equipados com esta grande inovação.

  • 1935

    Malcolm Campbell bate outro recorde de velocidade utilizando pneus Dunlop

    1935

    Malcolm Campbell bate outro recorde de velocidade utilizando pneus Dunlop, com 484, 818 km/h registrados no velocímetro, nos EUA.

  • 1937

    Décima vitória da Dunlop nas 24 horas

    1937

    Décima vitória da Dunlop nas 24 horas de Le Mans (Jean Pierre Wimile/Robert Benoist, Bugatti).

  • 1938

    O veículo para teste de velocidade Railton Mobil Special é equipado com os pneus Dunlop.

    1938

    O veículo para teste de velocidade Railton Mobil Special é equipado com os pneus Dunlop.

  • 1947

    Com o mesmo Railton Mobil Special, John Cobb eleva o recorde mundial de velocidade para 630,7 km/h.

    1947

    Com o mesmo Railton Mobil Special, John Cobb eleva o recorde mundial de velocidade para 630,7 km/h.

  • 1948

    A Dunlop lança um pneu com camada autovedante

    1948

    A Dunlop lança um pneu com camada autovedante para evitar fugas de ar em caso de furo. O conceito tecnológico da Dunlop começa a funcionar.

  • 1949

    A Dunlop vence o Campeonato do Mundo de 500cc com Les Grahan (AUS).

    1949

    A Dunlop vence o Campeonato do Mundo de 500cc com Les Grahan (AUS).

  • 1951

    A Jaguar e a Dunlop consolidam uma parceria de sucesso nas 24 horas de Le Mans.

    1951

    A Jaguar e a Dunlop consolidam uma parceria de sucesso nas 24 horas de Le Mans. Vitórias em: 1951, 53, 55, 56 e 1957, com Jaguars tipo C e D.

  • 1956

    Mais um Campeonato do Mundo de 500cc na conta da Dunlop.

    1956

    Mais um Campeonato do Mundo de 500cc na conta da Dunlop. Agora com John Surtees (MV Augusta).

  • 1958

    Início do período de domínio da Dunlop na Fórmula 1.

    1958

    Início do período de domínio da Dunlop na Fórmula 1. No total, os pneus Dunlop conseguiram 66 vitórias na F1, com oito campeões do mundo.

  • 1959

    Título da Fórmula 1 para Lack Brabham (Cooper).

    1959

    Título da Fórmula 1 para Lack Brabham (Cooper).

  • 1960

    A equipe Brabham/Dunlop vence novamente

    1960

    A equipe Brabham/Dunlop vence novamente, e Pat Moss e Anne Wisdom vencem o mais duro dos ralis (Liége-Roma-Liége) no seu Autin Healey 3000.

  • 1962

    A equipe técnica da Dunlop examina um fenômeno até então inexplicável

    1962

    A equipe técnica da Dunlop examina um fenômeno até então inexplicável: a aquaplanagem.

  • 1964

    A Ferrari vence as 24 horas

    1964

    A Ferrari vence as 24 horas de Le Mans pelo quarto ano consecutivo, totalizando 23 vitórias à Dunlop.

  • 1965

    Jin Clark (Lotus) conquista o seu segundo título da F1.

    1965

    Jin Clark (Lotus) conquista o seu segundo título da F1.

  • 1966

    A Dunlop vence outro campeonato Mundial de 500cc

    1966

    A Dunlop vence outro campeonato Mundial de 500cc, dessa vez com Giacomo Agostini (MV Augusta).

  • 1968

    As 16 milhas da Maratona Londres-Sydney

    1968

    As 16 milhas da Maratona Londres-Sydney atravessam a Turquia, Irã, Afeganistão, Paquistão e Índia, rumo à Austrália em apenas 12 dias.

  • 1969

    Jackie Steward (Matra) conquista a oitava F1 da Dunlop.

    1969

    Jackie Steward (Matra) conquista a oitava F1 da Dunlop. No ano seguinte, a marca se retira da Fórmula 1 para se dedicar somente aos ralis.

  • 1970

    A Porsche celebra três vitórias seguidas no Rali de Monte Carlo.

    1970

    A Porsche celebra três vitórias seguidas no Rali de Monte Carlo. A Datsun vence seu primeiro Rali Safari e a Dunlop vence mais um Campeonato Mundial de 500cc.

  • 1971

    Outro Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini (MV Augusta).

    1971

    Outro Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini (MV Augusta).

  • 1972

    A Dunlop começa a fabricar pneus radiais com carcaça de lonas de metal.

    1972

    A Dunlop começa a fabricar pneus radiais com carcaça de lonas de metal.

  • 1973

    Mais um Campeonato Mundial de 500cc. Agora com Phil Read (MV Augusta).

    1973

    Mais um Campeonato Mundial de 500cc. Agora com Phil Read (MV Augusta).

  • 1975

    A Dunlop crava mais um Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini, dessa vez na Yamaha.

    1975

    A Dunlop crava mais um Campeonato Mundial de 500cc com Giacomo Agostini, dessa vez na Yamaha.

  • 1977

    Vitórias com a Dunlop, nos anos: 77, 79, 81, 82, 83, 84, 85, 86 e 87.

    1977

    Vitórias com a Dunlop, nos anos: 77, 79, 81, 82, 83, 84, 85, 86 e 87.

  • 1979

    A Ford e a Dunlop vencem o Mundial de Ralis (WRC) em nove anos de parceria.

    1979

    A Ford e a Dunlop vencem o Mundial de Ralis (WRC) em nove anos de parceria.

  • 1984

    O Porsche 991 de Rene Metge e Dominique Lemoyne conquista o Rali Paris Dakar.

    1984

    O Porsche 991 de Rene Metge e Dominique Lemoyne conquista o Rali Paris Dakar.

  • 1987

    O Jaguar XJRB oferece a sua sexta vitória consecutiva no World Sportscar Championship à Dunlop.

    1987

    O Jaguar XJRB oferece a sua sexta vitória consecutiva no World Sportscar Championship à Dunlop.

  • 1988

    A Dunlop faz 100 anos.

    1988

    A Dunlop faz 100 anos. As 24 horas de Le Mans são o ponto central da celebração, com os dois primeiros lugares do grid de largada à Dunlop.

  • 1990

    A Dunlop inicia uma parceria vitoriosa com a Dunlop no DTM

    1990

    A Dunlop inicia uma parceria vitoriosa com a Dunlop no DTM (Deutsche Touring Meinsterschaft), na sua primeira vez em uma competição.

  • 1991

    Ocorre a primeira vitória (a única até a data) de um fabricante japonês

    1991

    Ocorre a primeira vitória (a única até a data) de um fabricante japonês, com o Mazda 787B com motor rotativo.

  • 1994

    A Dunlop desenvolve o primeiro pneu ultraleve do mercado

    1994

    A Dunlop desenvolve o primeiro pneu ultraleve do mercado, que reduz o peso do veículo em cerca de 12 kg.

  • 1999

    A Dunlop introduz o “Wamair”

    1999

    A Dunlop introduz o “Wamair”: o primeiro sistema de detecção de perda de pressão incorporado ao pneu.

  • 2000

    Relançamento do DTM com a Audi

    2000

    Relançamento do DTM com a Audi: a Dunlop torna-se o único fornecedor de pneus em 2002/2003.

  • 2002

    Nova tecnologia 3S Dunlop

    2002

    Nova tecnologia 3S Dunlop: um sistema inovador baseado no desenho assimétrico do piso, que combina redução de ruído, esportividade e segurança. A Dunlop é o fornecedor oficial de pneus para o Campeonato de Supercarros V8 da Autrália. A Dunlop ganha o 100º Grande Prêmio de Motociclismo 250cc consecutivo.

  • 2003

    A Dunlop é nomeada como única fornecedora de pneus para o Campeonato Britânico de Carros de Turismo (BTCC).

    2003

    A Dunlop é nomeada como única fornecedora de pneus para o Campeonato Britânico de Carros de Turismo (BTCC).

  • 2007

    A Dunlop vence a categoria GT2 na Le Mans Series (LMS), com a Ferrari 430 GT.

    2007

    A Dunlop vence a categoria GT2 na Le Mans Series (LMS), com a Ferrari 430 GT.

  • 2011

    Expansão: Grupo Sumitomo Rubber e Dunlop chegam ao Brasil.

    2011

    Expansão: Grupo Sumitomo Rubber e Dunlop chegam ao Brasil.

  • 2012

    Inicia-se a construção da primeira fábrica Dunlop no Brasil.

    2012

    Inicia-se a construção da primeira fábrica Dunlop no Brasil.

  • 2013

    Dunlop lança, em outubro, sua fábrica no Brasil, localizada em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

    2013

    Dunlop lança, em outubro, sua fábrica no Brasil, localizada em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

Veja Também