24.03.2016

Dunlop fecha 2015 com otimismo

  • Vendas de pneus de passeio aumentam em 62%, mas o mercado brasileiro ainda é de desafio
  • Em meio à crise do setor, a empresa desenha sua estratégia com cautela

Apesar do período crítico e um cenário econômico setorial com recomendações de medidas de contenção e cautela a Dunlop encerrou o ano de 2015 com números positivos. Reconhecida como uma das principais marcas de pneus do mundo, a empresa conquistou crescimento de 62% em vendas de pneus de passeio e chegou a 10% de participação no mercado de reposição deste mesmo segmento. Além disso, a fábrica (inaugurada em outubro de 2013 na região metropolitana de Curitiba) atingiu sua capacidade máxima de 15 mil unidades/dia.

“Passamos por um ano de muitos desafios e não é possível operar avesso a esse contexto, mas não deixamos de aproveitar as oportunidades e de seguir com nossa estratégia de crescimento” comenta o Diretor de Vendas e Marketing da Dunlop, Renato Baroli. “Alcançamos um crescimento estável nas vendas, amparados por dinâmicas positivas no mercado de reposição, no entanto, não estamos acomodados, tudo está muito instável no setor e no país”.

2015 em números

Apesar do crescimento de vendas, a empresa ainda não recuperou o total do valor investido para a construção da fábrica no Brasil, o que confirma o impacto da instabilidade econômica nos negócios da companhia. Aliás, os efeitos da situação do país foram mais severos no segmento de reposição de pesados, o market share caiu pela metade em 2015, passando de 6% para 3%, enquanto na reposição de pneus de passeio cresceu de 5% para 10% no último ano.

Conheça outros números do desempenho da Dunlop em 2015:

  • Vendas no mercado de reposição conquistou 62% de aumento em relação a 2014;
  • Market share do segmento de reposição por região brasileira, considerando apenas pneus de fabricantes nacionais:

 

Pneus para veículos de passeio Pneus para veículos pesados
Norte 9% 2%
Nordeste 9,5% 7,3%
Centro 15,2% 3,8%
Sul 17% 2%
Sudeste 12,4% 3,7%

 

  • Unidades vendidas no segmento de reposição:
Categoria Unidades vendidas
Passeio 3,9 milhões
Pesados 197mil

 

  • Rede de 125 pontos de venda no total, sendo 116 autocenters e 9 truck centers;
  • Atualmente, 90% dos pneus comercializados pela empresa vem da produção nacional e apenas 10% são importados, como por exemplo, os pneus para veículos pesados;
  • Alcance da capacidade instalada da fábrica de Fazenda Rio Grande, no Paraná, de 450.000 pneus por mês.

Destaques do ano e perspectivas para 2016

A Dunlop está muito satisfeita com o aumento de vendas no segmento de reposição, pois confirma o sucesso do modelo de atuação diferenciado da empresa no setor e o foco no relacionamento estratégico com a rede de distribuidores. Para 2016, a empresa prevê um cenário desafiador, principalmente em função da continuidade da crise, que pode intensificar o temor da população e das empresas, retraindo ainda mais a economia nacional, comportamento natural em tempos difíceis.

O lançamento do pneu Direzza DZ102 está entre os destaques de 2015, o novo modelo oferece melhor aderência em piso seco e molhado, além de conforto, esportividade e segurança, garantindo desempenho superior aos condutores que buscam nos pneus a mais avançada tecnologia japonesa.

Outra novidade para a empresa foi o inicio da comercialização de pneus diretamente com as montadoras de veículos. Embora os pneus da marca já equipem veículos novos importados da Europa e Japão, que são comercializados nacionalmente, a partir de 2015, os pneus Grandtrek AT20 e AT25, produzidos na fábrica brasileira da Dunlop, passaram a equipar as novas Hilux, da Toyota. Em 2016, a marca passou a calçar os veículos zero quilometro da FCA (Fiat Chrysler Automobiles). Os modelos Palio, Siena e Uno já saem de fábrica equipados com o novo pneu EC300+, também fabricado nacionalmente.

Os planos da companhia para 2016 incluem a ampliação destes negócios no mercado de equipamento original de veículos de passeio. A comercialização neste canal juntamente com as vendas nacionais e exportações deve ultrapassar os 5 milhões de pneus vendidos, até o final do ano. Aliado a isso, a empresa pretende diversificar sua gama de produtos a fim de suprir a demanda de veículos do país e ampliar sua rede de lojas.

“O Brasil já passou por momentos delicados e estamos com expectativas de que iremos alcançar os nossos objetivos. Existem oportunidades, mesmo na crise”, conta Renato. “Continuamos otimistas com o Brasil, com o mercado nacional e nossas estratégias de atuação”, destaca o executivo.

 

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