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Conheça seu Pneu

Da compra à conservação, vida longa aos seus pneus.

Saiba ler seu Pneu

No flanco do pneu estão gravadas informações completas para ajudar você a identificar, adquirir e oferecer vida longa aos seus pneus. Veja como fazer a leitura na imagem abaixo:

  • Largura nominal do pneu

    Aqui você encontra a medida entre as paredes externas laterais do pneu.

  • Relação entre largura e altura da seção

    Essa é a proporção em porcentagem entre a altura da seção lateral e a largura nominal da banda de rodagem. Gravado no flanco, o número “55”, por exemplo, significa que sua altura é 55% de sua largura.

  • Tipo de construção

    Neste ponto, você reconhece o pneu pelas marcações “R” para construção radial e “D” para diagonal. Quando não existe marcação, o pneu é de construção diagonal.

  • Diâmetro do Aro

    Esse é o diâmetro nominal interno do pneu, medido em polegadas.

  • Índice de carga

    O índice de carga é um código numérico associado à carga máxima que um pneu pode carregar em condições de serviço especificadas pelo fabricante. Na figura ao lado, essa carga é de 670 kg. Confira a tabela para conhecer todos os índices de carga.

  • Índice de velocidade

    O índice de velocidade indica a velocidade máxima na qual um pneu pode levar a carga correspondente ao seu índice de carga, nas condições de serviço especificadas pelo fabricante. Cada letra corresponde a uma velocidade em km/h, sendo “A” a mais baixa e “Y” a mais alta. No caso da figura ao lado, “W” indica que é possível levar uma carga de 670 kg a, no máximo, 270 km/h.

  • Modelo do pneu

    Esse é o nome do seu pneu Dunlop. Nele, além dessa informação, outras indicações podem estar gravadas:

    • TL – Abreviatura de “tubeless”, pneus sem câmara
    • M+S – Em pneus próprios para lama (mud) e neve (snow)
    • LT – Em pneus para caminhonetes (light truck)
    • País de origem
    • Flecha de rotação: importante para identificar o “lado certo de rodar”, quando o desenho da banda de rodagem é direcional.
    • TWI – Abreviação para “Tread Wear Indicator”, que indica a localização dos ressaltos dos sulcos que apontam que a espessura mínima da banda foi atingida. Pode ser indicado, também, por um triângulo
    • Marcação Outside/Inside: aponta qual lateral precisa ficar voltada para o lado de fora, em pneus com banda de rodagem com desenho assimétrico