Saiba ler seu Pneu

No flanco do pneu estão gravadas informações completas para ajudar você a identificar, adquirir e oferecer vida longa aos seus pneus. Veja como fazer a leitura na imagem abaixo:

Largura nominal do pneu

Aqui você encontra a medida entre as paredes externas laterais do pneu.

Relação entre largura e altura da seção

Essa é a proporção em porcentagem entre a altura da seção lateral  e a largura nominal da banda de rodagem. Gravado no flanco, o número “55”, por exemplo, significa que sua altura é 55% de sua largura.

Tipo de construção

Neste ponto, você reconhece o pneu pelas marcações “R” para construção radial e “D” para diagonal. Quando não existe marcação, o pneu é de construção diagonal.

Diâmetro do Aro

Esse é o diâmetro nominal interno do pneu, medido em polegadas.

Índice de carga

O índice de carga é um código numérico associado à carga máxima que um pneu pode carregar em condições de serviço especificadas pelo fabricante. Na figura ao lado, essa carga é de 670 kg. Confira a tabela para conhecer todos os índices de carga.

Índice de velocidade

O índice de velocidade indica a velocidade máxima na qual um pneu pode levar a carga correspondente ao seu índice de carga, nas condições de serviço especificadas pelo fabricante. Cada letra corresponde a uma velocidade em km/h, sendo “A” a mais baixa e “Y” a mais alta. No caso da figura ao lado, “W” indica que é possível levar uma carga de 670 kg a, no máximo, 270 km/h.

Modelo do pneu

Esse é o nome do seu pneu Dunlop. Nele, além dessa informação, outras indicações podem estar gravadas:

  • TL – Abreviatura de “tubeless”, pneus sem câmara
  • M+S – Em pneus próprios para lama (mud) e neve (snow)
  • LT – Em pneus para caminhonetes (light truck)
  • País de origem
  • Flecha de rotação: importante para identificar o “lado certo de rodar”, quando o desenho da banda de rodagem é direcional.
  • TWI – Abreviação para “Tread Wear Indicator”, que  indica a localização dos ressaltos dos sulcos que apontam que a espessura mínima da banda foi atingida. Pode ser indicado, também, por um triângulo
  • Marcação Outside/Inside: aponta qual lateral precisa ficar voltada para o lado de fora, em pneus com banda de rodagem com desenho assimétrico

Veja Também