Para Oferecer uma melhor experiencia de navegação, o portal da Dunlop utiliza Cookies. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Leia Mais

Conheça seu Pneu

Da compra à conservação, vida longa aos seus pneus.

Conheça seu Pneu



Os pneus são o único ponto de contato entre o automóvel e o solo, por isso, é tão importante saber sobre as suas características e os processos para adquirir o pneu certo para o seu veiculo, assim como, entender a  melhor forma de usa-lo garantindo uma melhor performance.

Todos os pneus são formados por compostos de borracha, estruturas metálicas e tecidos.Mas apesar da estrutura básica comum, os pneus possuem características e aplicações diferentes. O desenho da banda de rodagem, por exemplo, pode variar de acordo com três padrões descritos abaixo.

 

Pneus Simétricos

São aqueles cujo desenho tem ambas as partes iguais, quando se passa uma linha imaginária pelo centro do desenho da rodagem. São pneus que permitem a aplicação em qualquer sentido de rotação.
Um teste simples para confirmar isso: com o pneu no chão, repare nos desenhos da banda de rodagem. Gire o pneu uma volta, em torno do seu eixo vertical. O desenho continuará com a mesma direção.


Pneus Assimétricos

Os pneus assimétricos são aqueles cujo desenho tem ambas as partes diferentes quando se passa uma linha imaginária pelo centro do desenho da rodagem. O lado interno do pneu desenho prioriza a rápida eliminação de água, a área central a tração, e o lado externo a dirigibilidade. Estes pneus exigem atenção na montagem onde a marcação na lateral "Outside" (lado externo) deve ficar voltada para o lado de fora do veículo.


Pneus Direcionais

Pneus direcionais são aqueles cujo desenho em “V” exige a aplicação no sentido de rodagem do veículo. Possuem identificação na lateral ou na rodagem o sentido de rotação para a aplicação.